Movimentação de 1 Milhão de Aeronaves
Os principais aeroportos do Brasil registraram movimentação de aproximadamente 1,36 milhão de aeronaves no primeiro semestre de 2023, de acordo com relatório do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Esse número representa um aumento de 1,06% em comparação a 2019, pré-crise sanitária.
Crescimento Contínuo
Com um crescimento mensal de 1,1%, o tráfego aéreo nos seis primeiros meses do ano apresentou resultados promissores, superando o período pré-pandemia. Apenas em junho, os aeroportos movimentaram 233.045 aeronaves, com crescimento de 5,9% em relação a quatro anos atrás.
Destaque para a Aviação Comercial
No mês de junho, a aviação comercial impulsionou o crescimento, registrando 134.768 voos, o que representa um crescimento de 6,1%. Os dez aeroportos mais movimentados foram responsáveis por 47% do tráfego aéreo total do país, com destaque para Guarulhos, Congonhas e Brasília.
Guarulhos Lidera
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, registrou 22.474 pousos e decolagens em junho, um aumento significativo de 19,7% em relação ao ano anterior e 2,5% em relação a 2019. Congonhas e Brasília também apresentaram crescimento expressivo.
Projeções para o Segundo Semestre
Para o segundo semestre, o CGNA prevê cerca de 1,46 milhão de voos, com uma taxa de crescimento mensal de 3,4%. O setor da aviação continua em recuperação e mostra sinais positivos de retomada.