Avião que excedeu limite de pista durante pouso em Salvador é removido de área de vegetação 8 dias após incidente

Avião que excedeu limite de pista durante pouso em Salvador é removido de área de vegetação 8 dias após incidente

Investigação em andamento

Oito dias depois de ultrapassar os limites de uma das pistas do Aeroporto Internacional de Salvador durante uma aterrissagem, o avião da companhia Azul Linhas Aéreas foi retirado da área de vegetação nesta quinta-feira (18). A aeronave foi levada para um pátio, onde passará por uma perícia.

A investigação será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável por determinar as causas do incidente. O problema ocorreu durante a aterrissagem na madrugada do dia 10 de maio, enquanto a aeronave transportava 105 passageiros.

A perícia tem como objetivo coletar e confirmar dados, preservar evidências, realizar uma análise preliminar dos danos causados à aeronave, identificar possíveis responsabilidades e obter outras informações relevantes para o processo de investigação.

Manobra inesperada

O avião chegou ao Aeroporto de Salvador no horário programado, às 1h35 do dia 10 de maio. A companhia aérea não divulgou o motivo pelo qual a aeronave não conseguiu parar na pista e por que foi necessária a manobra que resultou no pouso na área de vegetação.

A assessoria do aeroporto destacou que a área onde o avião parou é uma zona de segurança projetada para esse propósito, em situações em que a aeronave ultrapassa os limites da pista. Até as 6h40, a aeronave ainda permanecia na área de vegetação, sem previsão para ser removida.