balões e seus perigos na aviação comercial

Balão cai em Aeroporto do Rio de Janeiro, afetando pousos de aviões

Um balão cai próximo à pista de aterrissagem do Aeroporto Santos Dumont

No domingo (7), pela manhã, um balão caiu perto da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Centro do Rio de Janeiro. Por medida de segurança, o controle de tráfego aéreo do terminal cancelou a aterrissagem de um avião que se aproximava da pista. O voo que vinha de Porto Alegre também precisou adiar a sua descida no aeroporto carioca. A Aviation TV, plataforma que monitora a pista, registrou o incidente.

Bombeiros alertam que balões são perigosos

Na semana anterior, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro lançou uma campanha para alertar que balões podem matar. Com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a iniciativa tem o objetivo de educar sobre as consequências trágicas dessa prática, que é criminosa. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano no Brasil, e o Rio de Janeiro é um dos locais com maior incidência de avistamentos de balões não tripulados de ar quente.

População é encorajada a denunciar a prática de soltar balões

Desde 2020, mais de 350 denúncias de soltura de balões foram registradas no Rio de Janeiro pelo programa Linha Verde do Disque Denúncia. Além de ser uma prática criminosa, o ato traz graves prejuízos ao meio ambiente, ao tráfego aéreo e coloca vidas em risco. A Polícia Civil atua para reprimir e prevenir essa prática, buscando a identificação e responsabilização dos envolvidos. O programa Linha Verde disponibiliza um canal para que a população possa denunciar crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177.