No ano de 1999, o Cirrus SR20 tornou-se o primeiro modelo certificado segundo os requisitos da regulamentação norte-americana para aeronaves leves (FAR 23) a ser equipado de série com uma tela multifuncional, ou Multi-Function Display (MFD).
Desde então, quase um quarto de século depois, a expansão e o amplo emprego dos satélites como meios primários de navegação, a evolução na tecnologia de construção de displays, a maior confiabilidade dos componentes utilizados na aviação leve como um todo e a virtual criação e popularização de soluções inexistentes até então, a preços acessíveis (como aplicativos e dispositivos móveis), fez com que a adoção dos chamados glass cockpits em aeronaves da aviação geral se tornasse, nos dias atuais, não exceção, mas, sim, regra.
Avanços na Aviônica
Nos últimos anos, inúmeros fabricantes de aviônicos desenvolveram produtos capazes de disponibilizar recursos similares aos empregados nas aeronaves comerciais e em grandes jatos de negócios. As aeronaves leves passaram a ser equipadas com painéis em que instrumentos analógicos cedem lugar a displays que apresentam informações em telas digitais, com mais diversidade, qualidade e confiabilidade do que os equipamentos mais antigos.
Uso do GPS na Navegação
Grande parte dos avanços das aeronaves leves está em sua capacidade e em sua precisão de navegação, oriunda do amplo emprego do sistema de posicionamento global (GPS) como meio primário de navegação. Procedimentos de saída, chegada e aproximação e mesmo aerovias baseadas não mais em auxílios-rádio, mas em waypoints convenientemente baseados em posições geográficas, popularizaram e cada vez mais tomam o lugar de antenas como balizadores de procedimento de voos por instrumentos (IFR).
Opções de Upgrade de Aviônicos
Considerando que o proprietário concordou com o investimento necessário para o retrofit, resta a ele navegar pela miríade de opções disponíveis. Em uma forma simplificada, podemos dividir os upgrades disponíveis da seguinte forma: a mais comum das modernizações é substituir a configuração 6-pack por uma tela de voo primário (Primary Flight Display ou PFD).
Opções Disponíveis
Como o próprio nome sugere, o PFD concentra, em uma tela, as informações primárias de voo: atitude, altitude, variação de altitude, velocidade e navegação.
Atualização de Painéis no Brasil
Segundo a base de dados do Registro Aeronáutico Brasileiro havia no Brasil, em maio de 2023, aproximadamente 5.600 aeronaves monomotoras e multimotoras com Certificado de Aeronavegabilidade válido ou vencido há menos de um ano e fabricadas em ano anterior a 2005.
Outras Modernizações
Outra modernização comum é a instalação de um display multifunção, o MFD. O MFD atende a diversos propósitos, mas, comumente, incorpora um moving map (que pode ou não exibir cartas aeronáuticas), um seletor de rádios de comunicação e navegação e equipamentos de monitoramento do motor da aeronave.
Escolhendo a Melhor Atualização
Levando em consideração a dominância do glass cockpit em aeronaves leves novas, preparamos um levantamento com as principais opções para retrofit da aviônica em aeronaves com painéis analógicos.