O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, se encontrou na última quarta-feira, 31/05, em Brasília (DF), com Rogério Amado Barzellay, presidente da Infraero, empresa ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos.
Conforme relatado pela Prefeitura do município do interior de São Paulo, a reunião teve como tema a regionalização do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. Em abril, a Infraero emitiu parecer favorável para que o aeroporto se torne regional, um processo que está em andamento.
Detalhes contratuais para a regionalização do Aeroporto de Piracicaba
De acordo com o chefe do Poder Executivo, a Administração e a Infraero estão discutindo detalhes contratuais de como ocorrerá esse processo de regionalização, que permitirá que o Aeroporto Pedro Morganti seja utilizado por aeronaves de aviação regional para conexões com os principais centros.
“A regionalização beneficiará não apenas Piracicaba, mas também todas as outras cidades da Região Metropolitana”, enfatizou Luciano Almeida.
Gestão e investimentos no Aeroporto de Piracicaba
Se a regionalização do aeroporto se concretizar, a administração do mesmo deixará de ser municipal, passando para uma empresa pública federal e receberá investimentos, como informado pelo consultor de negócios da Infraero, Richard Aldrin Fernandes Custodio em abril.
Plano Aeroviário Nacional (PAN) e integração regional
O governo federal possui o Plano Aeroviário Nacional (PAN) para impulsionar a integração regional, tendo o transporte aéreo como um dos pilares de desenvolvimento econômico, juntamente com os diversos modos de transporte. Assim, o governo federal planeja inaugurar 100 aeroportos regionais nos próximos anos para integrar as comunidades à rede nacional de aviação civil.