Um estudo revela que 75% dos pilotos admitiram ter cochilado brevemente durante voos. Uma pesquisa realizada com 6.900 profissionais em 31 países europeus entre 1º e 22 de julho expõe preocupações sobre a fadiga na aviação. Enquanto 25% dos entrevistados relataram até cinco episódios desse tipo, a maioria (73%) mencionou dificuldades em descansar adequadamente entre voos.
Desafios da Fadiga na Aviação
O estudo conduzido pela European Cockpit Association (ECA), a associação europeia de pilotos, destaca as “deficiências estruturais” nas companhias aéreas e na supervisão das autoridades públicas. Essas preocupações giram em torno do gerenciamento de riscos associados à fadiga dos pilotos. Vivianne Rehaag, especialista em segurança do sindicato de pilotos alemão Vereinigung Cockpit (VC), critica a falta de seriedade dada aos riscos de segurança devido à fadiga pelas companhias aéreas.
Necessidade de Maior Supervisão
A ECA e o VC demandam uma maior supervisão das autoridades, especialmente em países como Reino Unido, Irlanda, Malta e Espanha, onde as companhias aéreas tiveram baixo desempenho na pesquisa. A Suíça, Holanda e Áustria, por outro lado, apresentaram melhores resultados.
Impactos no Gerenciamento de Trabalho
O estudo levou em conta as quatro semanas que antecederam as entrevistas, incluindo o período de junho a julho, e alerta para uma possível piora na exaustão durante a alta temporada de férias, quando o número de voos atinge o ápice. O VC ressalta uma “tendência preocupante de extensão dos horários de trabalho” dos pilotos, que muitas vezes ultrapassam os limites legais. Essa extensão pode ocorrer em situações excepcionais, como atrasos devido ao mau tempo.
Pressões e Decisões
A pesquisa indica que quase 20% dos pilotos tomaram a decisão de estender seus turnos em mais de uma ocasião recentemente. Além disso, seis em cada dez pilotos manifestaram receio em se opor a essas medidas, revelando pressões por parte das companhias aéreas. Apenas 11% dos pilotos observaram mudanças positivas na segurança após relatarem fadiga.
A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) já havia alertado sobre o risco elevado de fadiga durante o verão, pedindo às companhias aéreas que evitassem estender os turnos de trabalho dos pilotos.