Implantação de novo sistema de vigilância para maior segurança nos voos brasileiros

Implantação de novo sistema de vigilância para maior segurança nos voos brasileiros

A Força Aérea Brasileira (FAB) está trabalhando na implementação gradual de um novo sistema de vigilância do espaço aéreo brasileiro, visando proporcionar maior segurança aos voos em todo o país. A nova tecnologia, que segue os padrões internacionais da navegação aérea, será implantada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) até o segundo semestre de 2026.

Monitoramento avançado com o Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B)

O Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B) será o novo método de monitoramento das aeronaves, utilizando o Sistema Global de Navegação por Satélite. Esse sistema fornecerá informações precisas sobre a posição, altitude, direção, velocidade e identificação das aeronaves, transmitindo-as via rádio para os controladores de voo e outras aeronaves equipadas com o sistema, reduzindo os riscos de colisões.

Implantação em todo o território nacional

O DECEA planeja instalar 66 estações de monitoramento ADS-B em mais de 20 estados brasileiros, em parceria com o Grupo Thales na América do Sul, uma empresa especializada em tecnologia de mobilidade aérea de alta qualidade. Essa expansão garantirá a cobertura abrangente do sistema em todo o território nacional.

Conformidade com as diretrizes internacionais

A aquisição e implementação do sistema ADS-B seguem as diretrizes estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), garantindo que o Brasil esteja alinhado com os padrões internacionais de segurança aérea. O sistema anterior de radares e outros sistemas de comunicação continuarão sendo utilizados em paralelo.

Benefícios da nova tecnologia

A implantação do ADS-B trará diversos benefícios, incluindo a melhoria do fluxo do tráfego aéreo e o aumento da segurança operacional. Com esse sistema, as aeronaves poderão voar mais próximas umas das outras, sem comprometer a segurança, o que aumentará a capacidade do tráfego aéreo brasileiro. Além disso, as informações transmitidas pelo ADS-B não sofrem interferência de alcance, condições climáticas ou altitude da aeronave, proporcionando maior confiabilidade.

Comunicados e esclarecimentos

O DECEA publicou as Circulares de Informações Aeronáuticas (AIC) N-16 e A-14 em 22 de maio de 2023, fornecendo informações detalhadas sobre a implantação do sistema ADS-B. Os interessados podem consultar essas circulares por meio do link disponibilizado. O DECEA também está realizando reuniões do Projeto de Operacionalização do ADS-B Continental e disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para esclarecimento de dúvidas através do endereço eletrônico <