O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou o compromisso de investir em melhorias para o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, desafogando o fluxo de voos para o Aeroporto Santos Dumont. Paralelamente, o ministro também está trabalhando pela diminuição do preço das passagens aéreas. A pasta encabeçada por Costa Filho está em tratativa com as companhias aéreas Azul, Gol e Latam e para direcionar mais voos do aeroporto Santos Dumont para o Galeão, de forma definitiva, desafogando o intenso fluxo da principal estrutura aeroportuária do Rio de Janeiro.
Investimento no Aeroporto do Galeão
Silvio Costa Filho destacou a importância da economia do Turismo, representando 8% do PIB, mas com potencial para mais. Para isso, é necessário investir na malha aérea, nos voos de baixo custo e resolver os problemas do Aeroporto do Galeão, uma das portas de entrada para estrangeiros que visitam o Rio de Janeiro.
Barateamento das Passagens Aéreas
Em relação ao preço das passagens aéreas, o ministro está em tratativa com as pastas do Turismo e de Minas e Energia para discutir a redução do preço do querosene de aviação, que hoje representa 40% do custo da operação das aéreas. Segundo o ministro, há também um contato com todas as companhias aéreas para que o preço baixe efetivamente se houver essa desoneração.
O barateamento das passagens aéreas em voos domésticos é um pedido do presidente Lula para fomentar o Turismo doméstico e aumentar o acesso da população às viagens aéreas. Com a proposta de reduzir em até R$ 200 a passagem para aposentados, pensionistas do INSS e empregadas domésticas, prevista para ser iniciada no final de setembro, o governo pretende oferecer cerca de 1,5 milhão de passagens a preços mais baixos por mês.