Segundo dia consecutivo de arremetidas devido à neblina
Pelo segundo dia seguido, a neblina afetou os voos de chegada ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, resultando em arremetidas. A Fraport, empresa responsável pela administração do terminal, informou que as condições de visibilidade na pista estavam abaixo dos parâmetros mínimos às 7h06min.
Atrasos e impactos nos voos
Como consequência, pelo menos dois aviões foram impedidos de pousar até as 7h20min. De acordo com o site de monitoramento de voos FlightRadar, os voos afetados foram um vindo de Florianópolis, operado pela Azul, e outro com origem em Curitiba, operado pela Gol.
Decisão dos pilotos e normalização da operação
A Fraport esclareceu, por meio de comunicado, que a neblina não fecha completamente o aeroporto e que a decisão de pousar ou arremeter cabe ao piloto. O sistema de avisos internos do aeroporto indicou que a operação foi normalizada por volta das 8h.
Recorrência do problema e espera dos voos
No entanto, por volta das 9h, a neblina se intensificou novamente, resultando em novas restrições de pouso. O FlightRadar registrou que pelo menos cinco voos comerciais com destino a Porto Alegre aguardavam melhores condições por volta das 9h15min.
Repetição do incidente na quarta-feira
Na quarta-feira, uma situação semelhante ocorreu, com a neblina impedindo os pousos entre 7h51min e 8h31min, conforme relatado pela administração do aeroporto. Duas aeronaves foram redirecionadas para Florianópolis, resultando em atrasos de mais de duas horas na chegada à capital gaúcha.