Número de passageiros cai quase 20% no Aeroporto Santos Dumont em outubro

Número de passageiros cai quase 20% no Aeroporto Santos Dumont em outubro

No efeito de um plano de redução gradual de voos, o número de passageiros domésticos movimentados no Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, caiu a 841,6 mil em outubro, de acordo com dados publicados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). É o menor patamar registrado em um mês deste ano no terminal carioca, administrado pela estatal Infraero. O contingente diminuiu 19,7% ante setembro, quando havia sido de cerca de 1 milhão. Também houve queda de 9,3% em relação a outubro de 2022 (928 mil). O número mais recente (841,6 mil) é o menor para o décimo mês do ano desde 2021 (674 mil), quando a aviação civil era impactada pela pandemia de Covid-19.

Redução de Voos e Impacto no Santos Dumont

Os dados da Anac consideram o embarque e o desembarque de passageiros pagos –ou seja, aqueles que geram receita para as companhias aéreas. Segundo a agência e a Infraero, a movimentação em baixa pode ser associada ao início de um plano de redução de voos no Santos Dumont, que entrou em vigor justamente em outubro. Essa medida, confirmada pela Anac, marcou a primeira ação com o objetivo de direcionar mais operações domésticas para o aeroporto internacional do Galeão, na zona norte do Rio, que amargou esvaziamento nos últimos anos.

Desempenho do Aeroporto Galeão

Em meio a esse cenário, o Galeão conseguiu aumentar as suas operações, sem retomar ainda o nível pré-pandemia, indicam os dados da agência. Em outubro, o aeroporto internacional movimentou 453 mil passageiros domésticos, entre embarques e desembarques. Trata-se do maior número mensal registrado ao longo de 2023. A alta foi de quase 49% em relação a setembro (304,1 mil). Apesar do avanço, o patamar de outubro corresponde a somente 58,1% da movimentação doméstica verificada no Galeão em igual mês de 2019 (779,8 mil), no pré-pandemia, ainda conforme a Anac.

Santos Dumont x Galeão

O aeroporto da zona norte do Rio também seguiu recebendo menos passageiros de voos nacionais do que o Santos Dumont, que opera apenas trechos dentro do Brasil. Considerando somente as rotas internacionais, o Galeão recebeu 303,2 mil usuários pagos em outubro. O número de passageiros nesse segmento cresceu 7,4% ante setembro (282,2 mil).

Pressão para Redução de Voos

A redução das operações do Santos Dumont é uma resposta do governo federal à pressão de políticos do Rio, como o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o governador Cláudio Castro (PL). Eles entendem que o inchaço recente do Santos Dumont contribuiu para o esvaziamento do Galeão nos últimos anos. Na visão das lideranças locais, o empreendimento da zona norte precisa de mais voos domésticos para ampliar a sua malha e, assim, atrair novas rotas internacionais.

O Futuro do Galeão

“A coordenação dos aeroportos oficializada pelas autoridades públicas possibilita que o Rio de Janeiro explore todo o seu potencial turístico e econômico, contribuindo também com o desenvolvimento do Brasil”, disse a concessionária responsável pelo Galeão, a RIOgaleão, controlada pela Changi, de Singapura. “Aeroportos internacionais fortes e bem conectados funcionam como verdadeiros motores da economia, trazendo turismo e negócios para suas regiões de influência. Esse é um grande passo que a cidade está dando para voltar a operar como um dos principais hubs de aviação civil do país”, acrescentou a companhia.