Os componentes não autorizados no setor de aviação escondem um risco que permanece invisível até que ocorre um acidente.
Fundamentos Técnicos
Para avaliar o desempenho de um componente aeronáutico, é crucial entender a resistência dos materiais utilizados. Avaliar estes componentes demanda testes e análises científicas. Muitas vezes, após tais testes, a peça não pode mais ser usada.
Rastreabilidade é Essencial
A capacidade de rastrear componentes em uma aeronave é vital durante a manutenção para garantir a segurança e o desempenho adequado.
Fraudes Comuns
Após a Segunda Guerra Mundial, o mercado aeronáutico foi inundado com componentes excedentes a preços baixos. Estes componentes, muitas vezes não autorizados, variam desde réplicas até peças sem documentação adequada, tornando a rastreabilidade impossível.
Detalhes sobre Componentes Não Autorizados
É complexo para especialistas em manutenção determinar a autenticidade de uma peça sem informações completas. Acidentes foram ligados ao uso desses componentes, como um incidente na Dinamarca em 1989 e outros casos globais destacados na mídia.
Brasil e a Manutenção Aeronáutica Não Oficial
Recentemente, no Brasil, houve registros de Manutenção Aeronáutica Clandestina (MACA). Estas operações podem, por vezes, usar peças não autorizadas. A Anac e a Receita Federal do Brasil estão trabalhando para regular e monitorar a importação de componentes usados e recuperados.
Conscientização e Educação
Para mitigar o uso de componentes não autorizados, é vital que todos no setor estejam cientes dos riscos. A Anac disponibilizou um recurso online para ajudar os profissionais a identificar e denunciar peças suspeitas.
Os Riscos das Instalações Inadvertidas
Componentes não autorizados são um risco oculto. A Anac incentiva a comunidade aeronáutica a denunciar qualquer suspeita. A conscientização é a chave para prevenir futuros acidentes causados por componentes não autorizados.