Pesagem de Passageiros: Uma Nova Abordagem antes do Embarque em Aviões. O que você acha?

Pesagem de Passageiros: Uma Nova Abordagem antes do Embarque em Aviões. O que você acha?

O procedimento de pesagem antes do embarque

Agências de controle de tráfego aéreo dos EUA e da Europa já autorizaram as companhias áreas de pesarem os passageiros antes do embarque. Agora, a Air New Zealand se tornou a mais recente companhia aérea a pedir aos passageiros que subam na balança antes de embarcar em seus voos, como parte de uma pesquisa realizada em Auckland, na Nova Zelândia, que ocorrerá até o final de junho.

A importância dos dados coletados

A Air New Zealand pretende envolver mais de 10 mil clientes que estão embarcando em voos internacionais, alegando que os dados coletados ajudarão a calcular o “peso e o equilíbrio da aeronave carregada”. Essa medida visa garantir a segurança dos voos e uma distribuição adequada do peso dentro da aeronave.

Regulamentação e pesquisas periódicas

Além da Air New Zealand, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) também exigem que as companhias aéreas sob sua jurisdição realizem pesquisas periódicas de peso, bem como avaliem a bagagem de mão e despachada. Em 2022, a EASA, em parceria com a Lufthansa Consulting, coletou dados de peso de mais de 4 mil passageiros para atualizar os cálculos de massa e equilíbrio das aeronaves.

O impacto da obesidade

Com o aumento da obesidade em todo o mundo, as companhias aéreas estão preocupadas com os impactos desse fator, que podem afetar desde o tamanho dos assentos até a distância máxima que uma aeronave cheia pode percorrer. A FAA autoriza que as companhias aéreas pesem os passageiros em balanças antes do embarque ou solicitem que informem seu peso, adicionando pelo menos 5 kg devido às roupas utilizadas. Essas medidas visam garantir a segurança dos voos, levando em consideração o peso total da aeronave e sua distribuição adequada.