Pilotos agiram corretamente, mas manutenção minuciosa poderia ter evitado quedas de aviões em menos de 24 horas no PI

Pilotos agiram corretamente, mas manutenção minuciosa poderia ter evitado quedas de aviões em menos de 24 horas no PI

Sobre terem ocorrido duas ocorrências dessa natureza tão próximas uma da outra, o especialista descartou ligação entre elas e afirmou ter sido uma coincidência.

Pilotos agiram corretamente e manutenção minuciosa poderia ter evitado quedas

O piloto Gregório Mendes, que tem mais de 30 anos de experiência em aviação, analisou os pousos forçados de dois aviões em menos de 24 horas em Teresina. Segundo o especialista, os pilotos agiram corretamente e uma manutenção minuciosa poderia ter evitado quedas.

“Requer uma averiguação minuciosa da manutenção, porque os pilotos fizeram a parte deles, colocaram as aeronaves no solo de maneira espetacular. Imagino que possa ter tido falha mecânica no motor”, afirmou Gregório Mendes.

Sobre terem ocorrido duas ocorrências dessa natureza tão próximas uma da outra, o piloto descartou ligação entre elas. “Ter acontecido os casos aqui em menos de 24 horas foi uma coincidência. Tem muitas aeronaves voando. Mas também é um alerta para cuidarem mais da manutenção”, disse.

Técnicos colhem dados para investigação dos acidentes

Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) colheram dados para os relatórios de investigação das causas dos acidentes. “Precisa ser divulgado para que outros acidentes não aconteçam pelo mesmo motivo”, ressaltou Gregório Mendes.

Doações de sangue para a família

O advogado Arcedino Concesso, que pilotava o avião que caiu na segunda-feira (12), fez um apelo nas redes sociais por doações de sangue para ele e a esposa, a médica Juliana Plácido.

Os dois vão passar por uma cirurgia e precisarão usar bolsas de sangue. A cirurgia será realizada no Hospital São Marcos, no Centro de Teresina, nesta terça-feira (13).

As pessoas que quiserem ajudar podem se dirigir até o ambulatório do hospital e falar da intenção de doar sangue para o casal. Doações de sangue, sem pacientes definidos, podem ser feitas no Hemopi, também no centro da capital.

Deus nos deu uma nova vida

O casal e as filhas Giovana Plácido, de 16 anos, e N.C. Plácido, de 5 anos, e a mãe de Juliana, Maria Gracy, estavam no avião de pequeno porte que caiu em um campo de futebol na Vila Operária, Zona Norte de Teresina, na segunda.

Arcedino tem 37 anos, é advogado especialista em planejamento patrimonial e também era o piloto da aeronave que sofreu o acidente. Ele é casado há 11 anos com a médica radiologista Juliana Plácido, de 36 anos.

A família estava em Fortaleza (CE), cidade onde foi a lua de mel do casal. No domingo (11), Arcedino e Juliana publicaram, nas redes sociais, uma declaração de amor.

“Há 11 anos passamos a nossa lua de mel aqui em Fortaleza, na época, em outra realidade, com carro emprestado da minha cunhada e com cerca de R$ 1.200,00 que ganhamos da cerimônia da Gravata. Não tinha luxo, mas tinha muito amor! Retornamos agora com nossa família com conforto, mas não esquecemos nossa origem e tudo que já passamos para chegar até aqui”, afirmou o casal em uma publicação.

Após o acidente, Arcedino Concesso, ainda no hospital, agradeceu as mensagens de apoio que recebeu e afirmou que ele e sua família estão bem.

Aeronave caiu minutos após decolar de aeroporto

O avião de pequeno porte caiu por volta das 12h no campo de futebol do Bariri, na Zona Norte de Teresina. A aeronave PT-RHJ vinha de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), e parou para abastecimento de combustível no aeroporto de Teresina.

Contudo, o piloto não conseguiu seguir viagem. Ele teria tentado voltar para a pista, mas não foi possível.

A torre de controle autorizou o retorno e disse pelo rádio que a “pista 2” estava livre para o pouso caso necessário. Segundo os bombeiros, o avião bateu em um poste de alta tensão em frente ao Premen Norte, escola estadual. Parte do bairro ficou sem energia elétrica.

Em nota, a Equatorial Piauí informou que equipes identificaram cabos e chaves fusíveis danificadas no local onde ocorreu o acidente, o que causou a interrupção do fornecimento de energia na região. Confira a nota completa ao fim da reportagem.

Estado de saúde dos sobreviventes

Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Eles chegaram estáveis e lúcidos. Conforme o boletim, Arcedino, Juliana e Maria Gracy vão passar por cirurgia. Já a criança de 5 anos não sofreu lesões e a adolescente de 16 anos foi liberada.

Nota da Equatorial Piauí:

Sobre o acidente envolvendo um avião no bairro Vila Operária, zona norte de Teresina, a Equatorial Piauí informa que desde que foi comunicada sobre o acontecimento, às 13h15 desta segunda-feira (12), enviou equipes ao local que identificaram cabos e chaves fusíveis danificadas, causando a interrupção do fornecimento de energia para 111 clientes da área. Desde então, as equipes trabalham na recomposição do sistema.

Devido a complexidade dos danos causados, o tempo de finalização do atendimento é maior, com previsão de restabelecimento total do serviço até às 18h desta segunda-feira (12).