Diminuição de Reclamações contra Companhias Aéreas em 2023; Confira a Líder do Setor

Diminuição de Reclamações contra Companhias Aéreas em 2023; Confira a Líder do Setor

As reclamações de passageiros contra empresas aéreas no primeiro trimestre de 2023 tiveram uma queda significativa em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br emitido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, foram registradas 20.879 queixas, representando uma redução de 45,3% em relação ao último ano. As companhias transportaram 27.429.136 viajantes pagos, resultando em cerca de 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, uma queda de 55,1% em comparação ao trimestre correspondente do ano anterior.

Principais empresas com maior número de queixas

O boletim apontou as principais empresas do setor com maior número de queixas por parte de seus passageiros. Entre as companhias nacionais, a Gol ficou em primeiro lugar, seguida pela Latam e Azul. Já entre as companhias internacionais, a TAP Air Portugal liderou a lista, seguida pela Copa Airlines e Air France.

Índice de solução de problemas

A Anac também avaliou como as empresas aéreas tratam as queixas de seus passageiros, mostrando que 80,93% das reclamações em média foram solucionadas, um aumento de 14,78% em relação ao primeiro trimestre de 2022. No geral, as companhias aéreas brasileiras tiveram um desempenho melhor do que as internacionais, com a Azul liderando o índice de solução de problemas.

Tempo médio de resposta

O retorno ao consumidor também foi mais rápido no início de 2023, com o tempo médio de resposta das empresas de 4,94 dias, uma redução de 20,96% em relação a 2022. Nesse quesito, a Latam Brasil se destacou com o retorno mais ágil ao atendimento ao passageiro.

Aéreas campeãs em satisfação dos passageiros

A satisfação do consumidor com o atendimento foi avaliada em uma escala de 1 a 5, obtendo uma média de 3,53, o que representa um aumento de 27,9% em relação ao ano anterior. A Azul foi a empresa do mercado com a maior satisfação dos passageiros, seguida pela Latam e Gol.

Queixas mais comuns dos passageiros

As reclamações mais frequentes dos passageiros no início de 2023 incluem questões relacionadas a reembolso, alteração do bilhete pela empresa aérea e dificuldades na alteração pelo passageiro.

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