ma nova era: Empresa cargueira inédita chega ao Brasil com avião revolucionário

Uma nova era: Empresa cargueira inédita chega ao Brasil com avião revolucionário

Uma nova oportunidade surge no Brasil com a possibilidade de uma empresa de transporte de cargas. O Registro Aeronáutico Brasileiro da ANAC (RAB) inclui um Airbus A330-300 com matrícula PR-LVU, pertencente à Levu Transporte Aéreo e Logística.

Um avião inédito

O destaque vai para o fato de que o futuro PR-LVU possui o número de série 1146, sendo um Airbus A330-300, um tipo de avião nunca antes operado por uma empresa aérea brasileira. Essa aeronave cargueira A330-300 poderia proporcionar uma posição vantajosa tanto para operações nacionais quanto internacionais.

Histórico da aeronave

O avião com o número de série 1146 foi entregue em setembro de 2010 para a Singapore Airlines, sendo operado posteriormente pela Transasia Airways (2015-2016) e pela Hong Kong Airlines entre 2017 e o início de 2020.

Investimento da Levu

A Levu demonstrou interesse no ano passado em investir no estado de Pernambuco, reservando uma área de 10 mil metros quadrados para operações de carga aérea e marítima. Além disso, estão previstos endereços comerciais em Manaus e Campinas, cidades conhecidas por suas intensas operações de carga.

Processo de registro

Para estabelecer uma empresa aérea no Brasil, é necessário protocolar junto à Anac uma solicitação de registro da nova companhia, um processo que pode levar meses. Além disso, serão necessários voos de certificação para o novo equipamento.

A chegada do A330-300F

A vinda de um A330-300F para o Brasil seria algo inédito. O modelo recebeu sua certificação da Airbus em 2017 e, mais recentemente, em janeiro deste ano, a IAI iniciou a conversão do A330-300P2F (passenger-to-freighter). O A330-300F tem capacidade para transportar até 61 toneladas de carga, superando seu irmão mais novo, o A330-200F, que marcou presença no Brasil com a Avianca transportando 60 toneladas de carga.

Conversão de passageiro para cargueiro

O processo de conversão de passageiro para cargueiro envolve a preparação da estrutura da fuselagem, incluindo a remoção de todos os itens da cabine, como assentos, galley, banheiros, compartimentos superiores, forros, e a instalação de uma porta exclusiva para o acesso à carga dentro da aeronave.