UnB desenvolve equipamento inovador para testar turbinas de avião

UnB desenvolve equipamento inovador para testar turbinas de avião

A Universidade de Brasília (UnB) apresenta uma criação revolucionária: um equipamento capaz de simular as condições enfrentadas pelas turbinas de avião durante os voos. O objetivo é avaliar o desgaste das peças e prevenir possíveis acidentes, garantindo a segurança dos passageiros.

Tecnologia única no mundo

O equipamento desenvolvido pela UnB é o único no mundo que consegue reproduzir, em um ambiente de laboratório, as condições reais enfrentadas pelas turbinas durante o voo. Isso possibilita uma análise precisa do desempenho e do desgaste das turbinas, assim como o monitoramento do surgimento de rachaduras causadas pelo desgaste do metal das pás e discos.

Promovendo melhorias e prevenindo acidentes

A equipe por trás desse projeto inovador, liderada pelo professor José Alexander do departamento de engenharia mecânica da UnB, não se limitou apenas ao desenvolvimento do equipamento. Eles também criaram um programa de suporte capaz de prever a durabilidade das turbinas, permitindo que sejam substituídas antes do surgimento de qualquer rachadura. Isso resulta em um desempenho aprimorado dos motores e em voos mais seguros para todos.

Investimento e parceria

A construção desse equipamento de ponta exigiu um investimento significativo, totalizando cerca de R$ 3 milhões. Além disso, foram destinados R$ 988 mil para a aquisição das peças necessárias para os testes. O projeto conta com financiamento da Safran, um conglomerado francês renomado, atuante nos setores de defesa, equipamentos e comunicação, e que é responsável pela fabricação de motores para aviões e helicópteros.