Leia sobre os danos causados pelo vento no Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, em Navegantes, e as consequências para os voos.
O Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, localizado em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi atingido por rajadas de vento nesta quinta-feira (13), resultando no tombamento de duas escadas de avião. Felizmente, não havia ninguém nas estruturas no momento e não houve feridos, de acordo com a assessoria do terminal.
Impacto nas Operações do Aeroporto
O incidente causou atrasos no desembarque de alguns passageiros, pois foi necessário utilizar outras escadas. Um avião, após pousar, permaneceu com as portas fechadas até que novas estruturas fossem trazidas para substituir as danificadas.
Devido aos fortes ventos, um voo que partiria de Navegantes foi cancelado, e outro que estava programado para pousar no aeroporto arremeteu e retornou para São Paulo. Essas rajadas de vento são causadas por um ciclone extratropical no mar que influencia o estado de Santa Catarina.
O professor Douglas Cardoso tinha uma reserva no voo que retornou para São Paulo. Ele já havia enfrentado um cancelamento de voo em Florianópolis, quando o aeroporto da capital catarinense ficou fechado.
A companhia aérea Gol confirmou que o voo foi cancelado devido aos fortes ventos e informou que estão sendo oferecidas opções de remarcação de bilhetes ou acomodação terrestre para os passageiros afetados.
Testemunhos dos Passageiros
O estudante Marcos Freitosa Santos, de 16 anos, estava em um avião que pousou em Navegantes durante as rajadas de vento. Ele descreveu a situação como “complicada”.
“Até mesmo na decolagem, o avião balançou muito, subindo e descendo. Durante o voo, foi tranquilo. Na hora de pousar, tivemos esse susto. Pelas ondas, dava para perceber que o vento estava muito forte. Cheguei a pensar que o avião iria arremeter. Quando pousamos, o piloto acelerou um pouco mais próximo ao solo. A pista parecia realmente curta, precisando fazer uma volta. Graças a Deus, o comandante foi muito habilidoso, e tudo correu bem.”
Fechar o Aeroporto de Florianópolis
Como resultado do incidente, o Aeroporto de Florianópolis teve que ser fechado temporariamente, e alguns dos passageiros foram redirecionados para Navegantes. Um avião derrapou durante o pouso na capital catarinense, causando danos na pista.
Devido ao fechamento do aeroporto, pelo menos 92 voos foram cancelados em Florianópolis. O terminal ficou inoperante por quase 24 horas e reabriu às 9h desta terça-feira.
Em resposta ao fechamento do terminal em Florianópolis, o Aeroporto de Navegantes informou que foram programados 18 voos extras para atender aos passageiros que seriam embarcados na capital catarinense.
Posicionamento da Companhia Aérea Gol
A Gol Airlines informou que o voo G3 1280, com origem em Congonhas, retornou para São Paulo e foi cancelado devido às condições meteorológicas adversas, caracterizadas pelos fortes ventos em Navegantes. Como consequência, o voo G3 1283, que partiria de Navegantes com destino a Congonhas, também foi cancelado.
Todos os passageiros afetados estão recebendo atendimento de acordo com as políticas da companhia, incluindo opções para remarcação de bilhetes ou acomodação terrestre para a conclusão da viagem.
A Gol enfatiza que todas as decisões e ações tomadas relacionadas a essas operações foram pautadas pela segurança, valor primordial da companhia.