Voo inaugural do avião chinês C919 marca a entrada da China no mercado de aviões de passageiros

Voo inaugural do avião chinês C919 marca a entrada da China no mercado de aviões de passageiros

O primeiro avião para passageiros fabricado na China realizou seu voo comercial inaugural no domingo, 28, marcando a entrada do país asiático no mercado com aeronaves produzidas localmente. O jato C919, construído pela estatal Commercial Aviation Corp of China (Comac), transportou cerca de 130 passageiros no voo, segundo o jornal estatal China Daily.

A aeronave decolou do aeroporto de Xangai Hongqiao e pousou menos de duas horas depois em Pequim. O voo foi operado pela estatal China Eastern Airlines. A iniciativa faz parte da tentativa chinesa de competir com gigantes da indústria no mercado global de aeronaves. Os jatos da Airbus e da Boeing são as aeronaves mais populares normalmente usadas para voos domésticos e regionais.

De acordo com especialistas em aviação, a aeronave foi concebida para competir com o Airbus A320neo e com o Boeing 737 MAX.

A China tem feito grandes investimentos na produção doméstica de aviões com o objetivo de não depender de fabricantes estrangeiros. Embora a Comac tenha projetado muitas das peças do C919, alguns de seus principais componentes ainda são provenientes do Ocidente, como é o caso do motor.

O C919 utiliza motor CFM International LEAP-1, mesmo fornecedor do A320neo e do 737 MAX, que utilizam a versão LEAP-1A e LEAP-1B, respectivamente.

A empresa planeja construir 150 aviões C919 por ano nos próximos cinco anos, de acordo com relatórios anteriores da mídia estatal.

O C919, que estava em desenvolvimento havia 16 anos, tem um alcance máximo de cerca de 5.630 quilômetros e foi projetado para transportar entre 158 e 168 passageiros.

Encomendas

Pelo menos 1,2 mil jatos C919 foram encomendados, diz a Comac. A China Eastern Airlines assinou contrato para comprar cinco deles.

O desenvolvimento do modelo da Comac, porém, passou por percalços. Sem explicações, a aeronave parou de ser testada em fevereiro de 2023, antes de operar um único voo. Em 17 de maio de 2023, o China Eastern Airlines Comac C919 começou a voar novamente, em novos testes, operando 19 voos desde então, de acordo com registros flightradar24.com.

O Comac C919 está sendo configurado em um layout de duas classes, acomodando oito passageiros na executiva e 156 passageiros na econômica. Além da sede em Xangai, a empresa fundada em maio de 2008 mantém escritórios em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Paris, na França. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)